FANDOM

Rubem Braga Considerado o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis, Rubem Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, a 12 de janeiro de 1913. Começou a escrever crônicas em 1928, aos 15 anos de idade. Concluiu o colegial em Niterói e ingressou da Faculdade de Direito do Rio Janeiro. Muito jovem, tornou-se repórter e, em seguida, cronista, trabalhando na imprensa da antiga capital federal, mas também em São Paulo, Porto Alegre e no Recife. Seu primeiro livro de crônicas saiu em 1936, O conde e o passarinho, sendo muito bem recebido pelo público. Conciliou a atividade de escritor com a de repórter ao longo de mais de seis décadas de atividade, escrevendo em diversos jornais e revistas do Brasil, tendo morado em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e finalmente, se fixando no Rio de Janeiro. Nos anos 50 desempenhou cargos diplomáticos no Chile e no Marrocos. Além disso, integrou a célebre equipe de cronistas da revista Manchete. Nas décadas de 1960 e de 1970, já estava convertido num mito vivo da literatura brasileira. Faleceu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. Abordando sempre assuntos do dia-a-dia, falando de si mesmo, de sua infância, mocidade, primeiros amores, Rubem Braga impregnou tudo o que escreveu de um grande amor à vida – uma vida simples, não sofisticada. Escreveu para crianças o livro O Menino e o Tuim e inúmeras crônicas reunidas em A Casa dos Braga e Pequena Antologia do Braga. Rubem Braga é o prosador do Modernismo que inovou a crônica brasileira, trabalhando com o quotidiano, matizado por sua experiência e visão de mundo. Seu trabalho revela simplicidade, precisão e tom coloquial, recobrindo-se de memórias da infância e mocidade. A narrativa contrapõe o melancólico e o lírico, ao mesmo tempo em que dá veracidade ao relato. Muitas vezes, resulta da tensão provocada pela ironia, sutilmente empregada e pela exposição dos dramas, supridos pela vida moderna, reforçados pela hipocrisia e hostilidades do dia-a-dia.